domingo, 11 de abril de 2010

Talento em Caricatura ganha espaço em Cenário Mundial




DIÁRIO DO NORDESTE: 11/04/2010


Por meio da tecnologia digital, o trabalho criativo de Cláudio Teixeira consegue chegar a outros Estados e países

Iguatu. As cidades do Interior cearense têm músicos, pintores, profissionais que conquistam espaço, produzem trabalhos de qualidade, sem nunca terem frequentado cursos. Falta-lhes formação acadêmica, mas sobra talento. São autodidatas. Cláudio Teixeira, caricaturista, é um desses artistas. Nunca saiu desta cidade, mas hoje recebe encomendas de todo o Brasil e até de vários países pelo mundo.

A tecnologia da informação, o computador e a Internet são ferramentas fundamentais. Reduz as distâncias, elimina barreiras geográficas e permitem que um artista plástico, que a rigor poderia estar isolado, numa pequena cidade do sertão cearense, receba encomendas da América do Norte e da Europa.

Nos últimos três anos, a vida profissional do caricaturista e retratista Cláudio Teixeira mudou totalmente. Ele abandonou a velha prancha, cavalete, pincéis e substituiu essas peças por ferramentas modernas, de tecnologia digital. Com este incremento, a clientela mais do que triplicou. Agora, os desenhos não são apenas de personagens locais, mas de gente de terras distantes.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=766563

por Honório Barbosa Repórter

Ariano Suassuna e Chico Anysio